Como formatar um PC que não tem drive de CD/DVD?

É possível instalar um sistema operacional pelo pen drive? Sim, é possivel.

O assunto tratado hoje diz respeito à formatação e instalação de sistemas operacionais em computadores que não possuem drive de CD/DVD. Esta pergunta é feita por muita gente, mas com certeza tem muita gente por aí que já se deparou com um problema destes.

O drive de CD/DVD é uma peça importante no computador, mas nem sempre ele está presente na máquina. Isso acaba exigindo certo jogo de cintura por parte dos usuários para conseguir realizar tarefas simples, como instalar programas. Muitas pessoas não imaginam, que existem alternativas ao drive de CD/DVD. É possível, inclusive, instalar sistemas operacionais e formatar HDs sem ele.

O processo é um tanto trabalhoso, mas quando não há outra solução, só resta ter paciência. Mas, apesar do trabalho, não é muito difícil fazer com que seu pen drive vire um “instalador” de sistemas.

A primeira coisa a se fazer e ter a imagem ISO do sistema operacional desejado. Neste tutorial o sistema escolhido foi o Windows 7, mas você pode fazer isso com qualquer sistema operacional, é só ter a imagem dele no computador.

Você vai precisar de…

Bom, agora chega de conversa, é hora de começar a trabalhar. Vamos lá?!

1. Depois de conectar o pen drive na porta USB do seu computador será preciso formatá-lo. Para isto, acesse a pasta “Meu Computador”, clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo e escolha a opção “Formatar”. Em seguida é só clicar no botão “Formatar” e aguardar.

2. Agora será preciso utilizar o prompt de comando do sistema. Através do atalho ‘tecla do Windows+R’, abra a opção “Executar” do Windows. Na tela que abrir digite “cmd” e pressione “Enter”.

3. Na famosa “tela preta”, digite o seguinte comando:

convert E: /fs:ntfs (no lugar de E: coloque a letra correspondente ao pen drive)

4. Feito isto, é hora de “montar” a imagem do CD que contém o sistema operacional. Um ótimo programa para realizar esta tarefa é o Virtual CloneDrive, veja como é fácil utilizá-lo:

a. Após instalar o programa, escolha quantos volumes deseja montar, colocando o valor na caixa de mensagem presente na tela do programa.

b. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone presente na Barra de Tarefas, ao lado do relógio, e escolha a opção “Drive X: -> Mount”.

c. Agora é só abrir a imagem com o Virtual CloneDrive e deixar que o programa faça o resto.

5. É hora de usar o prompt de comando novamente, mas desta vez será preciso acessar o diretório no qual o programa MBRWizard foi salvo. Para isso, utilize os comandos ‘dir’ (lista todos os arquivos e pastas) e ‘cd’ (acessa pasta).

6. Agora que você já conseguiu acessar a pasta pela linha de comando, digite a seguinte sequência de comandos:

mbrwiz /list (anote o número correspondente ao pen drive).
mbrwiz /disk=X /active=X (Substitua o X pelo número anotado no passo anterior)
exit

7. Abra outra janela do prompt de comando e acesse o volume que foi montado no passo 4 deste tutorial. Vale lembrar que, para acessar um drive, basta digitar a letra correspondente à unidade (C:, D:, E:, A:, etc.).

8. Agora, digite os comandos:

cd boot
bootsect /nt60 E: (no lugar de E: coloque a letra correspondente à unidade do pen drive)

9. Para finalizar este processo, copie e cole os arquivos presentes no volume montado no passo 4 para dentro do pen drive (o bom e velho Ctrl+C, Ctrl+V).

10. PRONTO! Agora é só reiniciar o computador, acessar as configurações de inicialização (que são diferentes em cada computador) e solicitar que o boot da máquina seja feito por meio do pen drive.
Quem prefere outros programas para emular imagens de disco ou mesmo criar arquivos ISO pode ficar a vontade para usá-los.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s