Executando aplicações .NET no Linux

Assim como qualquer programa desenvolvido em Java, os que são desenvolvidos na plataforma .NET também pode ser  executados em sistemas operacionais (SO) que não sejam Microsoft Windows, como o Linux por exemplo.

Mas alguém pode se questionar acerca da veracidade disso (.NET no Linux), posso assegurar que as versões 1.1, 2.0, 3.0, 3.5 e 4.0 já possuem suporte para execução em diversos SO, incluindo o próprio Microsoft Windows, o Linux e o Mac OS, tudo isso graças ao Mono, que é atualmente mantida pela Novell, que tem o objetivo de implementar todas as funcionalidades existentes dentro do .NET Framework da Microsoft para outros sistemas operacionais, ela consegui um grande sucesso com isto, pois além de implementar as funcionalidades do framework e os recursos das linguagens Visual Basic e C#, ela também implemetou os recursos do ASP.NET MVC, Silverlight (projeto Moonlight) e a possiblidade de criação da aplicações C#.NET para iPhone e iPod da Apple (projeto MonoTouch).

Neste post mostrarei como executar suas aplicações criadas no Visual Studio no Linux. Para iniciar, entre na página de downloads do projeto Mono e selecione seu SO, caso você esteje utilizando alguma distribuição Linux que não esteja listada no site, vá à Central de Aplicativos da sua distribuição e pesquise sobre o Mono, selecione e instale normalmente, isso vale para a maioria das distribuições Linux existentes.

Após a instalação, você poderá criar (caso também tenha instalado o MonoDevelop) e executar aplicativos .NET.

Para executar a aplicação basta abrir o Terminal (GNOME) ou konsole (KDE), navegar até o diretório onde está a aplicação e digitar a seguinte linha:

$ mono seu_aplicativo.exe

Nesta imagem é a execução de um programa simples de console desenvolvido no Visual Studio sendo executado no OpenSuse Linux:

 

Nesta outra a execução de um programa com interface gráfica (Windows Form) também  sendo executado no OpenSuse:

Mas alguém pode estar se questionando sobre o inverso, um aplicativo desenvolvido no MonoDevelop rodar normalmente no Windows como se ele fosse desenvolvido pelo Visual Studio. Em resposta disto, vou mostrar também como criar um projeto no Mono de forma que o executável gerado execute como qualquer outro no Windows.

Crie um novo projeto dentro da IDE do MonoDevelop, neste exemplo eu chararei de testeMonoConsole, ele será em C# e será do tipo Texto:

Clique em avançar, marque as opções:

  • Archive of Binaries;
  • Linux Binários;
  • Microsoft Windows Binários;

Clique em OK.

 Após isso é simplemente digitar o código do programa e executar.

Debug no Linux:

 

 Execução no Windows:

Até a próxima.

Anúncios

2 comentários em “Executando aplicações .NET no Linux

  1. Obrigado por acabar com um tabu que eu tinha em relação aos dois sistemas operacionais, apesar que tenha o VS Code, mas não sei se existe o VB.NET para o VS Code

  2. Olá·

    no caso eu gostaria de rodar uma aplicação ClickOnce V2 no ubuntu utilizando o mono. é possivel?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s