Apple: aparelhos extraordinários, garantias nem tanto

Quando o assunto é defender o consumidor, a empresa da maçã não se destaca e fica igual a todas as outras

Na hora de comprar qualquer produto, seja um eletrônico ou um automóvel, a grande preocupação do consumidor é a garantia deles. E, aquilo que poderia ser um verdadeiro sonho, pode acabar se tornando um verdadeiro pesadelo. Na era da maçã, os produtos da Apple são os mais cobiçados do mundo eletrônico, tanto pelo design como pelo seu sistema. Mas qual a segurança que eles nos dão ao adquirirmos? Esta é a resposta que todos nós devemos saber antes de mergulharmos no mundo maravilhoso de Steve Jobs.

Com o turismo internacional crescendo a cada ano, muitos brasileiros preferem garantir o seu “brinquedinho” no exterior, a maior parte nos EUA, mas atenção na hora da compra – principalmente quando o assunto é o tablet do momento: o iPad 2.

Para quem está pensando em comprar o segundo lançamento do iPad, que desta vez vem com 3G + WiFi, é importante saber qual aparelho comprar. Como assim, não existe só uma versão? Não. Lançado em parceria com as redes de telefonia AT&T e Verizon, nos EUA, os iPads 2 que apenas funcionam fora da terra do Tio Sam são os da AT&T, eles são os únicos que permitem que os serviços lançados funcionem fora do seu país de origem. Por isso, atenção! Nem todas as lojas informam esta diferença e a Apple não se responsabiliza por isso.

De acordo com a Apple do Brasil não existe uma garantia para isso, o conselho deles? Como consumidor exija o manual de garantia.  Quanto aos iPhones, a história é um pouco diferente, já que os aparelhos são de responsabilidade das operadoras, ou seja, qualquer problema que você venha a ter com ele, terá que levar direto na empresa que o comprou. Vale lembrar que esta regra é única e exclusiva do Brasil.

Já no caso dos tocadores de música da empresa, os iPods, a Apple não tem peças que possam ser trocadas. Ou seja, a empresa troca o produto inteiro. Em caso de algum descuido, como um arranhão na sua tela, ou qualquer indicativo de mau uso do produto não será possível realizar a troca. E também não existe nenhum desconto para troca de um iPod usado por um novo. Segundo a assessoria da empresa, este não é padrão da Apple.

E o famoso “La garantia soy yo

No caso dos seus MacBooks o problema pode ser ainda maior. Não bastasse o alto preço do computador móvel, a dificuldade em encontrar peças e autorizadas atrapalha bastante os consumidores. Ah, e no caso de você não ser atendido pela garantia – os preços de reparos também não são lá os mais atrativos. Foi o Fábio Souza, diretor administrativo da assessoria de imprensa Tudo em Pauta, descobriu quando seu note teve um problema. “Mandei para uma assistência técnica e o relatório era que eu tinha que pagar cerca de R$ 2.500,00“, conta.

Sem o dinheiro para fazer o conserto e precisando usar o aparelho, Souza resolveu procurar métodos alternativos. “Desmontei o note, limpei com álcool isopropílico, o que tirou umas sujeiras. O aparelho tinha um capacitor e umas placas para trocar”. Para encontrar as peças que faltavam, ele recorreu a dois lugares conhecidos dos amantes de tecnologia: lojas da Santa Efigênia e o site Mercado Livre. No total, o administrador calcula que gastou módicos R$ 600,00 – incluíndo o custo de combustível, frete da entrega das peças e estacionamento.

Um aviso: em casos como este a Apple passa a não dar mais garantia alguma no seu do aparelho.

Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/apple-aparelhos-extraordinarios-garantias-nem-tanto.html#ixzz1Vt0p5cLb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s