Exportando dados do Excel para o SQL Server 2008 R2

Olá pessoal!

Neste post mostrarei como exportar uma planilha do Excell para um banco de dados do SQL Server 2008 R2, o que irá lhe economizar um pouco de tempo (se a planilha tiver poucos registros) ou muuuito tempo mesmo (se tiver muitos registros).

Normalmente essas importações do Excel para o SQL Server ocorrem em casos onde todos os registros da(s) planilha(s) necessitem estar centralizadas em um único local, como no caso de uma empresa que irá tentar conseguir seu espaço no mercado virtual, onde o pedido que era feito pessoalmente ou por telefone pelos clientes e salvo em um planilha de pedidos, passa a ser efetuado também online em um banco de dados, mas existem também outros motivos.

Para começar você necessitará de ao menos uma planilha do Excel e possuir o SQL Server 2008 R2 instalado na sua máquina/servidor.(Esses passos também funcionam no SQL Server 2005 e SQL Server 2008).

Atendendo estes requisitos abra o menu Iniciar > Programas (Todos os Programas) >  Microsoft SQL Server 2008 R2 >Import and Export Data (32-bit), como na imagem abaixo

Na tela que aparece (figura 2), clique em next;

Figura 2

Vejam a planilha que importarei como exemplo neste post:

Após isso aparecerá um janela para selecionar a fonte de dados (data source), neste caso selecione Microsoft Excel, e em Excel File Path, digite (ou clique no botão Browse) o caminho da sua planilha a ser importada:

Data Source

A linha grifada em vermelho faz com que a primeira linha da planilha seja interpretada como nome dos campos da tabela no SQL Server, é uma escolha opcional. Após preencher os campos clique em Next.

Agora é hora de escolher o destino dos dados da planilha, neste caso é o SQL Server:

Selecionando o destino

No campo Server Name, informe o nome do servidor onde está instalado o SQL Server, no meu caso, como é a própria máquina, eu posso informar localhost sem problemas. Em Autentication escolha entre a autenticação do Windows ou do SQL Server, e por fim em Database você poderá incluir os dados do Excel em um banco de dados já existente (selecionando o mesmo na lista) ou criando um novo clicando no botão New, onde aparece uma janela modal onde você informa o nome do banco de dados e clica em OK, após suas escolhas, clique em Next;

Agora irá aparecer as opções para criação das tabelas com base nas planilhas

Selecione as planilhas que deseja exportar para a base de dados;

Dando um duplo clique na opção da planilha ou selecionando uma clicando no botão Edit Mappings…,  aparece a seguinte janela, onde você irá definir os tipos de dados de cada campo, bem como suas propriedades (se permite valores nulos, tamanho, etc):

Nesta mesma janela ao clicar no botão Edit SQL…, você poderá editar a instrução para criação da tabela na base de dados. Após isso, clique em OK até retornar à janela que está o botão Edit Mappings….

No botão Preview, você poderá ver os registros da planilha a serem inseridos no SQL Server. Clique em Next para continuar até clicar em Finnish.

Vejam os resultados da exportação 

Para consultar os dados no SQL Server, basta abrir o mesmo, fazer conexão com a base de dados e efetuar as consultas desejadas. Vejam como ficou

Resultado da exportação no SQL Server
Resultado da exportação no SQL Server

Praticamente é isso, dá para fazer o caminho inverso, do SQL Server para o Excel, entre outras opções.

Até a próxima.

Anúncios

2 thoughts on “Exportando dados do Excel para o SQL Server 2008 R2

  1. Olá!
    Você teria alguma dica sobre a inserção de dados de uma planilha em uma tabela que já existe?
    Imagine que eu não queira uma nova tabela, apenas tenho um excel exatamente com os mesmos campos da tabela do SQL e quero que os dados do Excel possam ser importados, adicionando as linhas. Como se fosse um insert.

    Obrigado

    1. Olá Matheus, caso você queira importar os dados para uma tabela existente, os passos são praticamente os mesmos, só selecionar a tabela de destino no passo “Select Source Tables and Views”, e marcar a opção desejada no formulário “Column Mappings” (Create Table, Delete Rows, Append Rows).

      Qualquer dúvida estou a disposição.

      Att.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s