Lançamento do openSUSE 12.2

Após 10 meses de desenvolvimento, hoje foi lançado a nova versão do sistema operacional openSUSE.

Entre os diversos recursos que esta nova versão oferece podemos destacar:

O openSUSE 12,2 é baseado no kernel Linux 3,4 . Esta versão inclui várias atualizações Btrfs: suporte de blocos de metadados maiores que 4KB, o desempenho melhorou muito metadados, manipulação de erro melhor e melhores ferramentas de recuperação.

  • várias atualizações para os drivers de GPU
  • várias melhorias perf como GTK2 relatório GUI e um novo módulo de segurança “Yama”.
  • Systemd 44 adiciona suporte cão de guarda para supervisionar serviços. O novo topo-como ferramenta de gestão de processos (systemd-cgtop) mostra o uso de recursos de serviços por grupo-controle, em vez de por processo para torná-lo mais fácil de ver que o serviço utiliza a memória, CPU, etc systemd também readahead melhorou para inicialização mais rápido.
  • openSUSE move para GRUB2 como seu carregador de boot padrão e possui  suporte às novas tecnologias, como UEFI limpa, poderia também chainloader outro efi carregador ou carregamento do kernel esboço efi. Ele pode iniciar a partir de LVM e btrfs partições, bem como partições criptografadas. Seus menus podem ser traduzidas, e temáticos.GRUB Legacy ainda está disponível.

Ferramentas básicas

Ferramentas básicas e bibliotecas oferecem funcionalidade usada por muitas outras aplicações, como a linguagem básica, redes e bibliotecas de segurança, bem como a infra-estrutura gráfica e bibliotecas necessárias para acessar câmera digital e players de música. Todos estes têm visto melhorias significativas no openSUSE 12.2, trazendo melhor desempenho e compatibilidade. Alguns destaques:

  • glibc 2,15 otimiza o desempenho de muitas funções, especialmente em sistemas de 64 bits. Apoio à process_vm_writev syscalls e process_vm_readv permitir a transferência rápida de dados entre os processos no espaço do usuário. O novo programa “PLDD ‘(pacote glibc-utils) permite listar carregados bibliotecas compartilhadas de processos em execução. Combinado com compilação de todas openSUSE com o GCC 4.7.1, você vai notar melhorias significativas no desempenho em tempo de execução de uma série de ferramentas que incluem o gerenciador de pacotes zypper.

Segurança

  • BIND 9,9 melhora o suporte DNSSEC por exemplo adicionando suporte para assinatura de linha de zonas que simplifica muito a implementação do DNSSEC. Em multi-core máquinas multi-threading agora melhora o desempenho da consulta. A velocidade de inicialização do BIND foi melhorado, bem como para reduzir o tempo de inatividade entre as reinicializações.
  • OpenSSH 6,0 aumenta a separação de privilégios e sandboxing, além de correções de bugs. Também adiciona SHA256 HMAC modos baseados integridade de transporte.
  • openssl 1.0.1c traz suporte para TLS versão 1.1 e 1.2 apoio, negociação do protocolo seguinte e o Secure Remote Senha (SRP) protocolo.
  • O ecryptfs utils são funcionais agora fora da caixa e ter uma melhor integração PAM.

Multimídia:

  • Wine 1.5.6 possui melhor integração e suporte com aplicativos desenvolvidos em  C # /.NET Framework 4.O automaticamente o download de um C # Mono construir na demanda e tem um monte de DirectX, OpenGL e melhorias DirectSound para Jogos.
  • libgphoto2 2.4.14 ganhou suporte para dispositivos Samsung Galaxy, a Canon EOS acesso ao diretório câmera feito mais rápido e há muitas melhorias ao suporte de captura remota.
  • entangle ganhou uma nova câmera de ferramenta de controle remoto para, por exemplo Canon EOS DSLR Nikon ou /
  • libmtp 1.1.3 traz muitas melhorias e novos dispositivos MTP atuais (principalmente telefones Android)

Navegadores

  • Chromium é o navegador web moderno e inovador, baseado no Google Chrome , integrando muito bem com os serviços do Google. A última Cromo traz a série usual de melhorias de desempenho e tem suporte NativeClient habilitado para o openSUSE 12.2.
  • Firefox é o navegador número um entre os usuários do openSUSE. Desenvolvido pela Mozilla, 12,2 inclui a versão 14.0.1 (mas 15 já vai ser trazido sobre a actualização em primeira linha) trazendo manipulação de memória muito melhor e melhor desempenho, bem como suporte para os mais recentes padrões da web, incluindo o novo protocolo SPDY protocolo para acelerar o carregamento das páginas da web complexas.Importação de Google Chrome dados foi melhorada e uma discagem rápida está presente na página nova guia.Esta versão também traz o Firefox Sync para o openSUSE, permitindo aos usuários sincronizar seus bookmarks, histórico, senhas, add-ons e abas abertas com outra cópia do Firefox.

IDEs e compiladores

  • GCC openSUSE 12,2 transferido para o ramo de 4,7 do GCC, GNU Compiler Collection. Todos openSUSE foi compilado com o GCC 4.7.1, trazendo melhor desempenho, bem como suporte para um subconjunto significativo do ISO C + 11 padrões e C11 e melhorias em muitos componentes de outros idiomas, incluindo o apoio a versão 3.1 da especificação OpenMP para C , C + + e Fortran.
  • Qt Creator 2,5 inclui suporte melhorado muito C + 11, uma história da área de transferência, e um plugin TODO.

Ferramentas e Servidores

  • QEMU 1.1.0 traz mais apoios, como o KVM no kernel-chip IRQ, virtio-scsi, USB 3.0 e PCI-to-PCI pontes. Além disso, a inspeção / modificação de novos Object Model QEMU (Qom) através QEMU Monitor de protocolo, fornece muitos outros novos comandos QMP, um agente visitante (qemu-ga), e um utilitário auxiliar ponte.
  • Tomcat 7 foi adicionado para o openSUSE, ele implementa a Servlet 3.0 e JavaServer Pages 2.2 e muitos mais. Além disso, caiu Tomcat 6 e do regime de nomeação jpackage.org.
  • Firebird 2,5 incluindo o modelo SuperClient nova e reformulada arquitetura threading. Servidor embutido agora é baseada em SuperClient, permitindo o acesso simultâneo a um banco de dados de múltiplas aplicações.

Esta é somente uma pequena parte das melhorias e novos recursos desta distribuição Linux, veja a lista completa em: http://en.opensuse.org/Features

Desfrute dos recursos desta distribuição efetuando o download dela.

Até a próxima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s